Sintomas da gravidez - Azia

Vou começar por falar da azia. Essa doida, maluca, que por vezes atazana a vida das grávidas.

"A azia (ou refluxo) é um sintoma comum a partir do segundo trimestre da gestação. É tipicamente caracterizada por uma sensação desagradável de ardor no peito e garganta, à qual se associa o sabor ácido na boca.
O seu aparecimento deve-se a dois aspectos relevantes:
  1. Devido ao espaço cada vez maior que o útero ocupa, o estômago e o intestino sofrem uma grande pressão e, consequentemente, a digestão torna-se mais lenta. Assim, a pressão sobre estômago e o consequente desenvolvimento de gases fazem com que a comida suba de novo para o esófago;
  2. O aumento hormonal durante a gravidez provoca grandes alterações no organismo da mulher. Neste caso em particular, o aumento do nível da progesterona leva a um relaxamento generalizado dos órgãos, nomeadamente do esfíncter esofágico inferior – válvula situada entre o estômago e o esófago. Embora se encontre normalmente bem fechado, o relaxamento deste órgão vai permitir que conteúdo do estômago volte para o esófago, provocando a irritação característica."
É ruim espalhar charme de rimel e baton, de barrigota saliente e com a estomago a arder!!!!!! Ninguém merece. Mas a verdade é que, pelo menos comigo, assim que baixei os níveis de ansiedade (ler post anteriores) melhorei muito da azia. Deixei também de comer coisas picantes e embora tenha no início cortado com o café, acabei por voltar a introduzi-lo calmamente, porque os médicos defendem que é um bom mecanismo para previnir doenças como o alzheimer. E isto de ter dois médicos na família directa, um radiologista e outro cirurgião, faz com que ande sempre informada e que possa ter consultas ao domicílio. Obrigado N. e N., vocês são 5 estrelas!!!!

Durante uns dias andei em completa ebulição, do estomâgo à garganta tudo me ardia. Não me vinha nenhum líquido à boca, apenas sentia como se estivesse algo a arder no estomâgo que subia até à garganta. Um horror.
Agora estou melhor. Muito melhor.

O segredo para mim está no controlo dos níveis de ansiedade. Não faz bem a nínguém, muito menos ao bébé.

1 comentários:

Helen disse...

Oi Sweet!!
Obrigada pela sua visitinha em meu blog!!
Adorei a sua sincereidada.E o que vc me disse me fez pensar!!
Acho que farei + um teste (mais um dos muitos que já fiz),para ver no que dá.Se der Negativo irei ao médico ver o que se passa!!

Quero te acompanhar,pois pelo que li,vc esta esperando um bebezinho,não é???
Desejo-lhes saúde!!

E mais um vez obrigada e sinta-se a vontade para sempre me visitar em meu cantinho,o qual vc já sabe o endereço!!!

Bjs

Enviar um comentário